PERCEPÇÃO
Hoje em dia, o gesto e até mesmo o silêncio são pontos, dentre outros, considerados como parte do processo de comunicação. O gesto, a mímica e a atitude podem mudar ou valorizar a mensagem. Exemplo: uma demora numa resposta pode passar a idéia de descaso, desatenção. O silêncio, além do popular "quem cala, consente", pode também significar desprezo, esperteza. Tudo isso hoje é arsenal de comunicação.
Na grande maioria das atividades profissionais, a comunicação é uma das tarefas mais importantes para o sucesso da organização e do indivíduo. Não acredito que ninguém questione isto, mas se cada um fizer uma análise fria da sua forma de comunicação, provavelmente notará que sempre está muito mais focado na emissão da mensagem do que na recepção por parte do ouvinte.
Uma percepção errada da mensagem pode gerar desde perda de produtividade até grandes erros empresariais. As empresas são feitas por pessoas, com diferentes perfis, interesses e prioridades. Isto reforça a necessidade de garantir que sua mensagem foi entendida corretamente.
Uma confusão comum que as pessoas fazem é achar que a emissão da mensagem é comunicação. Na realidade, comunicação é um processo completo no qual a mensagem é emitida, o receptor a recebe e depois deve existir um feedback para que o emissor se certifique de que a compreensão foi correta.
Para termos êxito na comunicação, seja em que situação for, é imprescindível saber da importância da percepção. Hoje em dia pouco se tem falado sobre esse esquecido conceito humano, mas ele é um grande facilitador em qualquer vivência de comunicação. Mas aí vem o questionamento: qual é a verdadeira função da percepção, para que serve e no que facilita as relações? Vamos analisar a origem da palavra e ver o que o dicionário tem a ensinar: percepção vem do verbo perceber; adquirir conhecimento pelos sentidos; sentir.
Um objeto não é percebido isoladamente, mas sim dentro de um contexto. Assim, não se percebe somente um automóvel, mas também sua cor, tamanho, forma. Percebe-se ainda que está entre outros automóveis, de noite ou de manhã, entre outros aspectos.
A palavra comunicação vem de “comum”. Assim, a comunicação só ocorre se o conteúdo fizer parte do modo em que vivem, seus valores, crenças, época, lugar.
Mesmo na comunicação impressa onde o emissor não está presente na recepção do conteúdo, o receptor necessita criar uma imagem de quem escreve
Concluo o seguinte: é preciso usar todos os sentidos para se sair bem em todas as relações inter pessoais. Como introduzir a percepção na vida diária? A resposta é simples e mais ou menos fácil: em qualquer momento de sua vida, profissional ou não, olhe tudo e todos com os olhos da alma (com poesia, com doçura, com afeto); ouça com maturidade (procure ouvir a essência e não apenas as palavras); respire com calma (isso dá clareza mental e facilita o raciocínio); e por fim, se transforme numa antena parabólica de boa qualidade (a que capta tudo e não sofre interferências ou oscilações). A aplicação prática da percepção vai facilitar e muito a sua vida diária.
No trabalho o uso correto da percepção traz também um excelente resultado. Sempre temos duas alternativas: a 1ª é falarmos com impulsividade, sem sentir o todo, sem sentir os outros e sem conseguir ter uma palavra mais inteligente e útil.A 2ª é, usando a percepção, antes de começar a expor seu ponto de vista, sinta o clima do encontro, o assunto, as pessoas e só daí abra boca para falar o que pensa. Vamos colocar atenção a esse fantástico facilitador de comunicação que é a percepção.
Hoje em dia, o gesto e até mesmo o silêncio são pontos, dentre outros, considerados como parte do processo de comunicação. O gesto, a mímica e a atitude podem mudar ou valorizar a mensagem. Exemplo: uma demora numa resposta pode passar a idéia de descaso, desatenção. O silêncio, além do popular "quem cala, consente", pode também significar desprezo, esperteza. Tudo isso hoje é arsenal de comunicação.
Na grande maioria das atividades profissionais, a comunicação é uma das tarefas mais importantes para o sucesso da organização e do indivíduo. Não acredito que ninguém questione isto, mas se cada um fizer uma análise fria da sua forma de comunicação, provavelmente notará que sempre está muito mais focado na emissão da mensagem do que na recepção por parte do ouvinte.
Uma percepção errada da mensagem pode gerar desde perda de produtividade até grandes erros empresariais. As empresas são feitas por pessoas, com diferentes perfis, interesses e prioridades. Isto reforça a necessidade de garantir que sua mensagem foi entendida corretamente.
Uma confusão comum que as pessoas fazem é achar que a emissão da mensagem é comunicação. Na realidade, comunicação é um processo completo no qual a mensagem é emitida, o receptor a recebe e depois deve existir um feedback para que o emissor se certifique de que a compreensão foi correta.
Para termos êxito na comunicação, seja em que situação for, é imprescindível saber da importância da percepção. Hoje em dia pouco se tem falado sobre esse esquecido conceito humano, mas ele é um grande facilitador em qualquer vivência de comunicação. Mas aí vem o questionamento: qual é a verdadeira função da percepção, para que serve e no que facilita as relações? Vamos analisar a origem da palavra e ver o que o dicionário tem a ensinar: percepção vem do verbo perceber; adquirir conhecimento pelos sentidos; sentir.
Um objeto não é percebido isoladamente, mas sim dentro de um contexto. Assim, não se percebe somente um automóvel, mas também sua cor, tamanho, forma. Percebe-se ainda que está entre outros automóveis, de noite ou de manhã, entre outros aspectos.
A palavra comunicação vem de “comum”. Assim, a comunicação só ocorre se o conteúdo fizer parte do modo em que vivem, seus valores, crenças, época, lugar.
Mesmo na comunicação impressa onde o emissor não está presente na recepção do conteúdo, o receptor necessita criar uma imagem de quem escreve
Concluo o seguinte: é preciso usar todos os sentidos para se sair bem em todas as relações inter pessoais. Como introduzir a percepção na vida diária? A resposta é simples e mais ou menos fácil: em qualquer momento de sua vida, profissional ou não, olhe tudo e todos com os olhos da alma (com poesia, com doçura, com afeto); ouça com maturidade (procure ouvir a essência e não apenas as palavras); respire com calma (isso dá clareza mental e facilita o raciocínio); e por fim, se transforme numa antena parabólica de boa qualidade (a que capta tudo e não sofre interferências ou oscilações). A aplicação prática da percepção vai facilitar e muito a sua vida diária.
No trabalho o uso correto da percepção traz também um excelente resultado. Sempre temos duas alternativas: a 1ª é falarmos com impulsividade, sem sentir o todo, sem sentir os outros e sem conseguir ter uma palavra mais inteligente e útil.A 2ª é, usando a percepção, antes de começar a expor seu ponto de vista, sinta o clima do encontro, o assunto, as pessoas e só daí abra boca para falar o que pensa. Vamos colocar atenção a esse fantástico facilitador de comunicação que é a percepção.
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