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segunda-feira, 25 de maio de 2009

Segue texto do prof. Ludwig que, apesar de antigo, está sempre atual

O trabalho em equipe e os clientes


Quem é a pessoa mais importante em um banco, por exemplo, do ponto de vista do cliente? Um escriturário que lhe emprestou a caneta para assinar um cheque ou um gerente que lhe autorizou um empréstimo? Alguém que lhe serviu um café ou o caixa eletrônico que lhe serviu um dinheiro urgente? Quem lhe atendeu ao telefone ou quem lhe atendeu na porta da agência? A pessoa que lhe atendeu na abertura da conta ou a pessoa que lhe atende todos os dias no pagamento das suas contas? Acho que não preciso responder. Do ponto de vista de quem interessa, do cliente, todos temos a mesma importância. Todos temos a mesma responsabilidade na hora de cativar um cliente e, infelizmente, a mesma responsabilidade na hora em que o perdemos.

A única coisa que não pode faltar numa empresa não é uma coisa. É o cliente. E ele não faltará enquanto estiver percebendo que, sendo nosso cliente, a vida dele é melhor. Portanto, administrar este nosso patrimônio essencial é a principal tarefa de todos. Naturalmente, não existe departamento ou setor ou equipe designada para cuidar deste recurso primordial porque, insisto, esta é a obrigação de todos, manter clientes, trabalhando em equipe.


Temos o hábito muito saudável de brincar de equipe na nossa vida pessoal seja organizando uma festa para as crianças ou na pelada de sábado, no pagode domingueiro ou no bloco de carnaval, na solidariedade em alguma tragédia ou no churrasco no sítio do amigo. Este mesmo espírito de equipe é que deve vigorar e ser também um hábito saudável na nossa vida profissional até porque assim o trabalho fica mais divertido, prazeroso e, produtivo.
"Deixe que eu faço", quando um colega não puder fazer. "Valeu amigo", quando o colega cumprir uma tarefa que seria nossa. "Tomara de dê certo, colega", quando ele estiver perto de fechar um bom negócio. "Foi mal, desculpa amigo", quando errarmos o gol. "Parabéns cara, você foi brilhante" quando tiver que partir para o abraço, mesmo que ele não tenha muita simpatia por você.


Jogar em time é assim mesmo. Importante é o resultado de cada jogo, que somados nos fazem vencer o campeonato para a felicidade da torcida, que é a razão da nossa existência, ou seja, os nossos clientes. Todos de uma equipe são igualmente importantes na derrota, no empate e na vitória.

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