No seu dia-a-dia de trabalho, você já percebeu o quanto a Comunicação interfere no andamento do trabalho e na produtividade, facilitando ou dificultando o seu desempenho.
É através da Comunicação que você entra em contato com as pessoas, sejam colegas de trabalho, superiores ou clientes.
Vamos pensar um pouco no processo de comunicação.
A MENSAGEM é razão do estabelecimento desta relação.
No entanto, através da experiência, podemos observar que há maior compreensão da mensagem quando se utilizam duas via de Comunicação, quando há participação de ambas as partes, tanto o EMISSOR, como o RECEPTOR.
Estamos falando de feedback, que é a relação daquele que recebe a mensagem. Através desta reação, o emissor tem um retorno que lhe permite verificar se o conteúdo da mensagem foi adequadamente compreendido.
Você pode dar ou receber feedback:
- dizer sua opinição sobre um novo método de trabalho proposto;
- dizer a cada olborador como ele está indo no trabalho;
- expressar seu sentimento diante do comportamento de alguém;
- comunicar sua impressão sobre algum acontecimento;
- elogiar ou ser elogiado por um bom trabalho.
JANELA DE JOHARI
Para facilitar o entendimento das regras básicas da comunicação interpessoal, Joseph Luft e Harry Inglan idealizaram um diagrama chamado Janela de Johari, onde através de quatro retângulos, dispostos de forma de janela, podemos conceituar todo o processo de percepção de um indivídio em relação a si mesmo e aos outros. Os autores partiram do princípio que cada um de nós tem quatro imagens distintas.
IMAGEM ABERTA: eu sei quem sou e os outros também;
IMAGEM CEGA: Só os outros sabem quem sou;
IMAGEM SECRETA: só eu sei quem sou;
IMAGEM DESCONHECIDA: nem eu sei e nem os outros sabem quem sou.
Como a convivência influência nosso comportamento ???
Até a continuação do Treinamento, bom estudos !!!!!
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